2º Oficio Notarial e Registral de Canarana - MT

Avenida Santa Catarina, 122 - Centro, Canarana, MT
Telefone / Fax: (66) 3478-1117
Atendimento: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00

Autenticações e reconhecimento de firma

AUTENTICAÇÕES

Autenticação é o ato pelo qual o Tabelião ou escrevente autorizado certifica que a cópia reprográfica confere com o documento original que lhe foi apresentado.

Atenção: Para extrair cópia autenticada de qualquer documento é necessária a apresentação do documento ORIGINAL.

 

RECONHECIMENTOS DE FIRMAS 

Reconhecimento de firma é o ato pelo qual o Tabelião ou escrevente autorizado certifica que a assinatura constante em um documento corresponde ao padrão gráfico depositado em cartório.

Existem 2 (dois) tipos de reconhecimento de firma:

a) Por semelhança: é o ato de reconhecimento de firma por meio do qual é feita a comparação da assinatura constante no documento com as assinaturas constantes na ficha de firma do cliente.

Neste caso, basta que o signatário tenha firma aberta neste Cartório não sendo necessário o seu comparecimento pessoal para o ato de reconhecimento de firma.
O reconhecimento de firma por semelhança é classificado em:

  1. com valor econômico até 500(quinhentos) UPFs/MT.
  2. sem valor econômico, de acordo com o conteúdo ou natureza do documento.

b) Por autenticidade: é o ato de reconhecimento de firma por meio do qual é certificado que o cliente compareceu ao Cartório, foi identificado, e assinou o documento e o Livro de Termo de Comparecimento na presença do tabelião ou escrevente.

Neste caso, o signatário deve comparecer pessoalmente ao Cartório.


ABERTURA DE FIRMA

Abertura de firma é o ato por meio do qual o cliente deixa sua assinatura depositada em Cartório mediante o preenchimento da ficha de abertura de firma e a apresentação dos seguintes documentos ORIGINAIS:

a) Cédula de Identidade: RG - Registro Geral, CNH - Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Exercício Profissional expedidas nos termos da Lei 6206/75, pelos órgãos de classe tais como OAB, CRM, CREA, entre outros, ou Carteiras de Identidade expedidas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica;

b) CPF - Cadastro de Pessoa Física;

c) Certidão de Casamento (O homem e a mulher que alterou o nome após o casamento, separação ou divórcio e não alterou o documento de identidade).

• Estrangeiro com visto permanente: RNE - Registro Nacional de Estrangeiro válida (Pessoas maiores de 60 anos cuja validade do RNE expirou após completarem esta idade estão dispensados da renovação deste documento).

• Estrangeiro com visto provisório: passaporte válido com prazo de validade do visto em vigor.

Analfabeto: não há como abrir firma do analfabeto.

• A partir de 16 anos: é possível a abertura e reconhecimento de firma.

É vedado o reconhecimento de firma em documentos sem data, com espaços em branco ou incompletos.

Por isso, antes de comparecer ao Cartório, certifique-se que todos os dados constantes no documento estão preenchidos e que o mesmo não foi pós-datado.